Bem-vindo(a)! - Quinta-Feira, 29 de Setembro de 2016 Acesso à Informação | Protocolo WEB | Ouvidoria | Webmail

Prefeitura Municipal de Terra de Areia - RS

Conteúdo em destaque:

Concurso Público 2016 - Terra de Areia - EDITAL
Ainda não existem notícias aqui! Volte mais tarde.
Ainda não existem notícias aqui! Volte mais tarde.

A história colonizadora de Terra de Areia remonta aos tempos da distribuição das primeiras sesmarias, isto no século XVIII. Foi a partir do vale das Três Forquilhas que se iniciou a povoação da região, especialmente por descendentes de portugueses, alemães,italianos, poloneses, negros, indígenas e japoneses. Entre os Sesmeiros mais importantes cita-se Manoel Bento da Rocha que montou as margens da hoje Lagoa dos Quadros a Estância São Maurício (local da construção da casa de telhas), chegando por volta de 1850. Joaquim Antônio de Quadros, um dos mais conhecidos colonizadores, foi quem emprestou seu sobrenome à grande lagoa existente na região, a Lagoa dos Quadros.

Tudo começou com a chegada dos açorianos em 1752 ao Rio Grande do Sul, principalmente no Litoral Norte, desde a criação da Estrada da Laguna que sai daquela cidade catarinense à Colônia do Sacramento no Uruguai.

O povoamento do atual Município de Terra de Areia iniciou em fins de 1826, com a chegada dos imigrantes alemães que fixaram no Vale de Três Forquilhas, onde fundaram a Colônia Alemã de Três Forquilhas, atual município de Itati.

No final dos anos 1800, a economia do vale teve aquecimento importante, em decorrência da navegação através das lagoas Itapeva e Quadros, as quais foram unidas por um sangradouro. Aliado a isso, instalou-se e se desenvolveu o porto do Rio Cornélius (rio também conhecido como Sangradouro de Cornélios), porto movimentado e repleto de agitação e progresso, que exportava abacaxi e banana em larga escala para outras cidades do estado nos tempos em que a malha rodoviária ainda era incipiente.

O nome “Terra de Areia” surgiu como denominação genérica da zona onde mais tarde seria implantado o núcleo urbano do Município. Tal denominação genérica foi empregada pelos imigrantes alemães como referencial, para diferenciar a composição do solo argiloso em que se fixaram. Ex.: “Fulano está morando lá pelas terras de areia.”

leia mais...

Atendimento ao Cidadão

E-SIC / Atendimento ao Cidadão - O Sistema Eletrônico do Serviço de Informações ao Cidadão (e-SIC) permite que qualquer pessoa, física ou jurídica, encaminhe pedidos de acesso à informação, acompanhe o prazo e receba a resposta da solicitação realizada para órgãos e entidades do Executivo Federal. O cidadão ainda pode entrar com recursos e apresentar reclamações sem burocracia.

Portal da Transparência

Portal da Transparência - O Portal da Transparência do Governo Federal é uma iniciativa da Controladoria-Geral da União (CGU), lançada em novembro de 2004, para assegurar a boa e correta aplicação dos recursos públicos. O objetivo é aumentar a transparência da gestão pública, permitindo que o cidadão acompanhe como o dinheiro público está sendo utilizado e ajude a fiscalizar.

Lei de acesso a Informação

Acesso à Informação - A Lei nº 12.527/2011, conhecida como Lei de Acesso à Informação - LAI, regulamenta o direito, previsto na Constituição, de qualquer pessoa solicitar e receber dos órgãos e entidades públicos, de todos os entes e Poderes, informações públicas por eles produzidas ou custodiadas. Com a Lei de Acesso, a publicidade passou a ser a regra e o sigilo a exceção.