DOENÇAS BACTERIANAS ZOONOTICAS EM EQUINOS

DEPARTAMENTO DE VIGILÂNCIA EM SAÚDE

SETOR DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA

Informe Técnico

DOENÇAS BACTERIANAS ZOONOTICAS EM EQUINOS:

Zoonoses: Doenças transmissíveis aos humanos por meio de outros animais.

Febre Maculosa:

Doença infecciosa transmitida pelo carrapato do gênero Amblyomma (carrapato estrela ou do cavalo), tendo como seu principal agente etiológico (causador da doença) a bactéria Rickettsia rickettsii, manifestando-se por um quadro febril agudo. Devido ao crescimento desordenado da área urbana na periferia, se juntando com áreas periurbanas e com matas remanescentes, o homem que vive nestes locais acaba se expondo ao risco de ser parasitado por esse carrapato.

É necessário que haja conhecimento sobre a existência da doença, das medidas preventivas e da importância do envio de carrapatos para a vigilância sanitária coletados nos pacientes ou encontrados no ambiente para a identificação

Brucelose:

A brucelose é uma doença infecciosa dos animais, amplamente distribuída no mundo, acometendo em particular os herbívoros e os suínos, que são as principais fontes de infecção aos seres humanos.  A infecção ocorre quando acontece o contato direto com animais doentes ou se ingere leite não pasteurizado, produtos lácteos contaminados (queijo e manteiga, por exemplo), carne mal passada e seus subprodutos.

As manifestações clínicas da brucelose em equinos diferem em vários aspectos: no início, são observadas apatia e fraqueza geral, embora o animal permaneça em boas condições físicas e mantendo o apetite. Esta situação pode persistir por dois meses ou mais, um dos sinais característicos é o ”mal da cruz ou mal da cernelha”.

Mormo ou “Tuberculose de Cavalos”

Doença infecciosa causada pela bactéria Burkholderia mallei, que acomete principalmente os equinos, mas pode infectar também os muares e asininos, bem como outros mamíferos, tais como cães, gatos e cabras.

Os animais doentes apresentam febre, corrimento nasal mucopurulento, dificuldade respiratória, nódulos no trajeto dos vasos linfáticos, úlceras e escaras e debilitação geral. Humanos adquirem a infecção por meio de contato direto com a fonte de infecção (animal infectado) ou indiretamente por meio de utensílios.

ANEMIA INFECCIOSA EQUINA (AIE):

A AIE é uma doença que pode comprometer irreversivelmente o desempenho dos equídeos. A legislação pertinente preconiza o sacrifício dos animais soropositivos e interdição da propriedade no caso de foco. O agente etiológico é um vírus retroviridae que causa anemia hemolítica do tipo imune. Os susceptíveis são equinos, muares e asininos de qualquer raça, idade e sexo. Três são as formas de apresentação da doença: aguda, subaguda e crônica. A transmissão pode ser vertical (intrauterina) ou horizontal, por meio de utensílios contaminados (agulhas, freios, esporas e outros), leite materno, sêmen ou insetos hematófagos como os Tabanídeos (mutucas). Entretanto, a transmissão do vírus é geralmente relacionada com a transferência de sangue de um cavalo infectado a um receptor sadio. Por desinformação, em muitas ocasiões, o homem torna-se o principal componente na cadeia de transmissão do vírus, em função do manejo inadequado dos animais. O animal positivo para AIE, se não morrer ou for abatido, carregará a doença para o resto da vida, ou seja, ela não tem cura.

Sinais Clínicos: Na forma aguda os principais sinais são febre, anemia, hemorragias, petéquias, edema nos membros, fraqueza e falta de apetite, sendo que, neste caso, a morte pode ocorrer em 2-3 dias. Na forma crônica, febre recorrente, fraqueza, falta de apetite e baixo rendimento esportivo são os sinais clínicos mais comuns.

A partir da publicação do Decreto Estadual nº. 50.072/2013, que instituiu a aplicação de multa aos que transitassem sem exame negativo para AIE e sem GTA (guia de transporte animal), ocorreu uma diminuição nos casos da doença.  O exame deve ser requisitado por um médico veterinário, juntamente com o GTA; e por fim todos animais devem estar cadastrados junto a Inspetoria veterinária mais próxima.