SEMANA NACIONAL DO TRÂNSITO

event 18/09/2020 17:28
label Informação
A Semana Nacional de Trânsito (SNT), conforme disposto no art. 326 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), é comemorada anualmente entre os dias 18 e 25 de setembro. Ações em todo o país são realizadas pelos órgãos do Sistema Nacional de Trânsito com o objetivo de conscientizar todos os envolvidos, sejam eles motoristas, passageiros, motociclistas, ciclistas ou pedestres.

O tema definido oficialmente pelo Conselho Nacional de Trânsito (CONTRAN) para a Campanha Educativa de Trânsito de 2020 é "Perceba o risco, proteja a vida", o qual busca chamar a atenção sobre os perigos no trânsito, bem como outros riscos à saúde do cidadão.

Em razão das medidas de isolamento social para enfrentamento do novo coronavírus, a SNT 2020 realizada pelo DENATRAN ocorrerá em formato digital e será denominada "O DENATRAN  na sua vida" e traz também o tema das Campanhas Educativas para este ano.

Ao final deste ano, teremos encerrado a Década de Ações pelo Trânsito Seguro, proposta pela ONU (2011-2020), na qual os governos de todo o mundo se comprometeram a tomar medidas para prevenir os acidentes, que matam cerca de 1,25 milhão de pessoas por ano.

A realização da SNT 2020 visa preservar vidas, por meio de ações de conscientização voltadas para educação, engenharia e fiscalização de trânsito, seguindo as recomendações contidas no Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), uma vez que os acidentes no trânsito constituem uma das maiores causas de mortes no mundo.

O objetivo da Semana é conscientizar a população sobre a importância da mudança de atitude, evidenciando que cada um é responsável pela segurança de todos e, por isso, deve perceber os riscos e proteger a própria vida e a dos demais ao seu redor. Espera-se que as pessoas adotem novos comportamentos, valorizando a vida e, assim, seja possível reduzir o elevado número de lesões e de mortes causadas pelos acidentes de trânsito no Brasil.

Além disso, nos eventos da SNT 2020 visamos mostrar à sociedade todos os avanços trazidos pela transformação digital proposta pelo Governo Federal, no âmbito do Denatran, as quais buscam facilitar e desburocratizar a vida dos cidadãos.

O Município anualmente promove diversas ações referente a Educação do Trânsito, nos anos anteriores foram realizados:

Palestra Educação no Trânsito Escola Érica Marques com  o Palestrante Comandante da Brigada Local Pedro Jorge Conde Aguiar com os alunos da Rede Educação Municipal e Estadual

- Palestra Educação no Trânsito Quartel do  Corpo de Bombeiros, com o Palestrante Comandante do Corpo de Bombeiros Fabricio de Freitas Oliveira com os Alunos da Escola Mascarenhas de Morais.

- Palestra  Acidente de Animais nas ruas e vias e  Segurança de Ciclistas Vigilância em Saúde  no Quartel do Corpo de Bombeiros com a Palestrante       Anelise Cardoso da Silva com os alunos da Escola Mascarenhas de Morais.

- Palestra Educação no Trânsito Escola Laertsan com os Palestrante Valdemar Schutz do Centro de Formação de Condutores CFC

- Visitação e operação no simulador de condução de veículos no CFC pelos alunos pertencentes ao CRAS.

- Blitz Educativa com os Alunos do Colégio Érica Marques com a apoio do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar na Praça Central e Entrada da Cidade

- Blitz Educativa com os Alunos do Colégio Mascarenhas de Morais com apoio do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar Entrada da Cidade

- Blitz Educativa com os Bombeiros Mirins com o apoio do Corpo de Bombeiros e Brigada Militar Entrada da Cidade e Frente da Câmara Municipal

- Blitz Educativa na frente da Universidade La Salle como os Alunos

Como não teremos nenhum evento este ano em razão do Covid 19, novo Coronavírus faremos apenas divulgação Digital.