Síntese dos custos Item % 1. Mão-de-obra 34,14% 2,44% 3. Veículos e Equipamentos 42,35% 4. Ferramentas e Materiais de Consumo 0,13% 5. Monitoramento da Frota 0,07% 6. Benefícios e Despesas Indiretas - BDI 20,86% CUSTO TOTAL MENSAL COM A COLETA SÓLIDOS 100,00% Síntese de quantitativos Quantidade 1.1. Coletor 3 1.2. Motorista 1 Total de mão-de-obra (postos de trabalho) 4 Quantidade 3.1. Veículo Coletor Compactador Toco (15m³) 1 1 2 2. Uniformes e Equipamentos de Proteção Individual 3.2. Veículo Reserva Mão-de-obra R$ 34,45 Veículos e Equipamentos R$ 19.753,92 R$ 9.730,50 Total de veículos PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Transbordo, Transporte e Destino Final de Resíduos Sólidos R$ 46.644,40 Planilha de Composição de Custos Custo (R$/mês) R$ 62,58 R$ 15.923,16 R$ 1.139,78 1 de 8 PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Transbordo, Transporte e Destino Final de Resíduos Sólidos Planilha de Composição de Custos 1. Mão-de-obra 1.1. Coletor Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) Salário Normal mês 1 1.346,29 1.346,29 Adicional de Insalubridade % 40 1.346,29 538,52 Soma 1.884,81 Encargos Sociais % 75,42 1.884,81 1.421,52 Total por Coletor 3.306,33 Total do Efetivo homem 3 3.306,33 9.918,98 9.918,98 1.2. Motorista Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) Salário Normal mês 1 1.980,94 1.980,94 Salário Mínimo Nacional mês 1 1.212,00 Adicional de Insalubridade % 40 1.212,00 484,80 Soma 2.465,74 Encargos Sociais % 75,42 2.465,74 1.859,66 Total por Motorista 4.325,40 Total do Efetivo homem 1 4.325,40 4.325,40 4.325,40 2 de 8 PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Transbordo, Transporte e Destino Final de Resíduos Sólidos Planilha de Composição de Custos 1.3. Vale Transporte Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) Vale Transporte R$ 1 5,00 Dias Trabalhados dia 22 Coletor vale 132 3,45 454,95 Motorista vale 44 2,71 119,43 574,38 3 de 8 PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Transbordo, Transporte e Destino Final de Resíduos Sólidos Planilha de Composição de Custos 1.4. Auxílio Alimentação Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) Coletor Unidade 66 12,55 828,30 Motorista Unidade 22 12,55 276,10 1.104,40 Custo Mensal com Mão-de-obra (R$/mês) ..............................................................................................15.923,16 2. Uniformes e Equipamentos de Proteção Individual 2.1. Uniformes e EPI's para Coletor Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) Calça unidade3 59,26 19,75 Camiseta unidade1 43,26 43,26 Boné unidade3 34,69 11,56 Botina de Segurança par 2 88,69 44,35 Capa de chuva amarela com reflexivounidade6 67,62 11,27 Colete Reflexivo unidade6 23,33 3,89 Luva de proteção par 1 10,57 10,57 Protetor solar FPS 30 frasco 120g2 71,60 35,80 Higienização de uniformes e EPI's mês 1 128,00 128,00 Total do Efetivo homem 3 308,45 925,35 925,35 2.2. Uniformes e EPI's para Motorista Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) Calça unidade3 59,26 19,75 Camiseta unidade1 43,26 43,26 Botina de segurança par 2 88,69 44,35 Capa de chuva amarela com reflexivo par 6 67,62 11,27 Protetor solar FPS 30 frasco 120g2 71,60 35,80 Higienização de uniformes e EPI's mês 1 60,00 60,00 Total do Efetivo homem 1 214,43 214,43 214,43 Custo Mensal com Uniformes e EPI's (R$/mês) .........................................................................1.139,78 4 de 8 PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Transbordo, Transporte e Destino Final de Resíduos Sólidos Planilha de Composição de Custos 3. Veículos e Equipamentos 3.1. Veículo Coletor Compactador Toco (15m³) 3.1.1. Depreciação Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo de aquisição dos chassis unidade 1 R$ 325.000,00R$ 325.000,00 Vida útil anos 10 Idade do Veiculo anos 5 Depreciação do chassi % 65,18 R$ 325.000,00R$ 211.835,00 Depreciação mensal veículos coletoresmês 120 R$ 211.835,00 R$ 1.765,29 1.765,29 3.1.2. Remuneração de Capital Discriminação Unidade Quantidade Custo unitário Subtotal Total (R$) Custo do chassis Unidade 1 R$ 325.000,00 Taxa de juros anual nominal % 13,25 Valor do Veiculo R$ R$ 219.082,50 Investimento médio total do R$ R$ 176.715,50 Remuneração mensal de capital do R$ R$ 1.951,23 Total da Frota unidade 1 R$ 1.951,23 R$ 1.951,23 1.951,23 3.1.3. Impostos e Seguros Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) IPVA unidade 1 3.250,00 3.250,00 Seguro obrigatório unidade 1 94,69 94,69 Seguro contra terceiros unidade 1 3.157,50 3.157,50 Impostos e seguros mensais mês 12 6.502,19 541,85 541,85 3.1.4. Consumos Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) Custo de óleo diesel / km rodado km/l 3,50 6,740 Custo mensal com óleo diesel km 6.000 1,93 11.554,29 C. de óleo do motor /1.000 km rodadosl/1.000 km 6,00 25,70 Custo mensal com óleo do motor km 6.000 154,20 925,20 C. de óleo da transmissão /1.000 kml/1.000 km 0,85 17,42 Custo mensal com óleo da transmissão km 6.000 14,81 88,84 C. de óleo hidráulico / 1.000 km l/1.000 km 5,00 15,54 Custo mensal com óleo hidráulico km 6.000 77,70 466,20 Custo de graxa /1.000 km rodados kg/1.000 km 2 22,72 Custo mensal com graxa km 6.000 45,44 272,64 13.307,17 5 de 8 PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Transbordo, Transporte e Destino Final de Resíduos Sólidos Planilha de Composição de Custos 3.1.5. Pneus Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) Custo do jogo de pneus unidade 6 1.863,92 11.183,52 Custo de recapagem unidade 2 464,00 928,00 Custo jg. compl. + recap. / km rodadokm/jogo 40.000 12.111,52 0,30 Custo mensal com pneus km 6.000 0,30 1.816,73 1.816,73 3.2. Veículo Reserva Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) Depreciação e Remuneração de Capital % 10 371,65 371,65 371,65 Custo Mensal com Veículos e Equipamentos (R$/mês) ................................................................................19.753,92 4. Ferramentas e Materiais de Consumo Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) Recipiente térmico para água (5L) unidade 1/8 39,96 5,00 Pá de Concha unidade 1/3 42,23 14,08 Vassoura unidade 1 43,51 43,51 62,58 Custo Mensal com Ferramentas e Materiais de Consumo (R$/mês) ..............................................62,58 5. Monitoramento da Frota Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) Manutenção dos equipamentos "GPS" unidade 1 34,45 34,45 Custo mensal com manutenção mês 1 34,45 34,45 34,45 Custo Mensal com Monitoramento da Frota (R$/mês) ............................................................34,45 CUSTO TOTAL MENSAL COM DESPESAS OPERACIONAIS (R$/mês) ........................................................................................................36.913,89 6. Benefícios e Despesas Indiretas - BDI Discriminação Unidade Quantidade Preço unitário Subtotal Total (R$) Benefícios e despesas indiretas % 26,36 36.913,89 9.730,50 9.730,50 Custo Mensal com BDI (R$/mês) .............................................................................................9.730,50 CUSTOS MENSAL TOTAL (R$/mês) ....................................................................................................46.644,40 6 de 8 PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Transbordo, Transporte e Destino Final de Resíduos Sólidos Planilha de Composição de Custos RATEIO DOS CUSTOS MENSAIS (A) Total de custos mensais: R$ 46.644,40 (B) Quantidade média de resíduos coletados por mês: 240toneladas PREÇO POR TONELADA COLETADA: [A/B] R$/tonelada 194,35 Informações para fins de dedução no cálculo da retenção de INSS Total com materiais e equipamentos, exceto os equipamentos manuais (R$/mês).............................................19.753,92 42,35% Unitário com materiais e equipamentos, exceto os equipamentos manuais (R$/ton).............................................82,31 Encargos Sociais Grupo A INSS 20,00% FGTS 8,00% Seg. Acid. Trabalho 3,00% Salário Educação 2,50% Sebrae 0,60% Sesi/Sesc/DPC/Faer 1,50% Senai/Senac/DPC/Faer 1,00% Incra 0,20% Sub-total 36,80% Grupo B Férias Gozadas 5,97% 13º Salário 8,33% Licença Paternidade 0,06% Faltas Injustificadas 0,82% Auxilio Acidente de trabalho 0,31% Auxílio Doença 1,66% Sub-total 17,15% Grupo C Aviso Prévio indenizado 3,99% Férias indenizadas 5,14% Férias indevnizadas s/ aviso prévio 0,44% Depósito rescisão sem justa causa 3,84% Indenização Adicional 0,28% Sub-total 13,69% Incidência cumulativa Grupo A sobre Grupo B 6,31% FGTS sobre Aviso Prévio 1,47% Total para Encargos Sociais 75,42% 7 de 8 PREFEITURA MUNICIPAL DE TERRA DE AREIA SECRETARIA DE AGRICULTURA E MEIO AMBIENTE Transbordo, Transporte e Destino Final de Resíduos Sólidos Planilha de Composição de Custos Composição do BDI - Benefícios e Despesas Indiretas Administração Central AC 5,08% Seguros/Riscos/Garantias SRG 1,33% Lucro L 10,85% Despesas Financeiras DF 0,00% Tributos - ISS 3,00% Tributos - PIS/COFINS 3,65% Fórmula para o cálculo do BDI: {[(1+AC+SRG) x (1+L) x (1+DF)] / (1-T)} -1 Resultado do cálculo do BDI: 26,36% Depreciação Referencial TCE/RS(%) Idade do Veículo (ano) 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 T 55,68 58,18 60,29 62,12 63,73 65,18 Depreciação Média 33,63 43,13 48,68 52,62 8 de 8