Utilize o teclado para navegar, com Ctrl + nº da tecla

  Ctrl + 1 (menu)   Ctrl + 2 (conteúdo)   Ctrl+ 3 (busca)   Ctrl + 4 (mapa)   Ctrl + 0 (acessibilidade)
  Fonte Maior   Fonte Menor   Fonte Padrão
  Contraste   Cor Original
menu
×
Prefeitura Municipal de Terra de Areia
12 ºC
Hoje
20º
Plano de Ação Municipal

Plano de Ação Municipal


PLANO MUNICIPAL DE IMUNIZAÇÃO CONTRA COVID–19

 

COMITÊ MUNICIPAL DE ATENÇÃO AO COVID-19

   

APRESENTAÇÃO

 

A elaboração deste plano tem o objetivo de nortear as ações de Saúde Pública e atender a população de Terra de Areia/RS, acerca da imunização contra a COVID-19 – Coronavírus. O Plano Municipal de Imunização contra a COVID-19, tem como base diretrizes estabelecidas pelo Ministério da Saúde.

O nosso Município não fugiu à regra mundial e também foi assolado pela pandemia do Coronavírus, e que passado o período onde as medidas de prevenção e controle se baseavam basicamente em isolamento e distanciamento social, uso de máscara e higienização das mãos com álcool 70%, chegando então ao momento tão esperado que é a imunização das pessoas com vacinas.

O presente Plano apresenta a estratégia do município de Terra de Areia para imunização contra a COVID-19, considerando as informações sócio demográficas e epidemiologias de nosso município, além de estar  em consonância com o Plano Estadual e Nacional de Vacinação para a COVID 19, plano este que segue as diretrizes do Ministério da Saúde, com a sequência de vacinação devendo ocorrer em etapas, de acordo com a logística e recebimento das doses por parte do órgão ministerial, que está coordenando o processo nacional e seguindo a ordem dos grupos prioritários.

 

  1. INTRODUÇÃO

A covid-19 é a maior pandemia da história recente da humanidade causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2), que causa infecção respiratória aguda potencialmente grave. Trata-se de uma doença de elevada transmissibilidade e distribuição global. A transmissão ocorre principalmente entre pessoas por meio de gotículas respiratórias ou contato com objetos e superfícies contaminadas.

Portanto, em um momento inicial, onde não existe ampla disponibilidade da vacina no mercado mundial, o objetivo principal da vacinação passa a ser focado na redução da morbidade e mortalidade pela covid-19, de forma que existe a necessidade de se estabelecer grupos prioritários para a vacinação.

 

  1. OBJETIVOS DO PLANO DE VACINAÇÃO

2.1 Objetivo Geral

Estabelecer as ações e estratégias para a operacionalização da vacinação contra a Covid-19 no município de Terra de Areia.

 

2.2 Objetivo Específico

 

- Vacinação dos trabalhadores de saúde;

- Vacinação em pessoas de 80 anos ou mais;

- Vacinação em pessoas 70 anos a 79 anos;

- Vacinação em pessoas 60 anos a 69 anos;

- Vacinação em pessoas com 60 anos ou mais institucionalizada;

- Vacinação dos povos indígenas;

- Vacinação Força de segurança e salvamento;

- Vacinação povos e comunidade quilombolas;

- Vacinação em pessoas com Comorbidades (diabetes mellitus, hipertensão arterial grave, doença pulmonar obstrutiva crônica, doença renal crônica, doença cardiovasculares e cerebrovasculares, indivíduos transplantados de órgão sólido, anemia falciforme, câncer e obesidade grave (IMC>40). Com laudo médico e ou/ atestado. (Acima de 18 anos e < de 60 anos);

- Vacinação em pessoas sem Comorbidades, acima de 18 anos e < de 60 anos;

- Vacinação gestantes e puérperas;

- Vacinação Trabalhadores de transporte coletivo e rodoviário;

- Vacinação dos profissionais da educação e da assistência social;

- Vacinação dos trabalhadores da limpeza urbana;

- Vacinação dos profissionais da indústria,

- Vacinação em pessoas de 12 a 17 anos com comorbidades;

 

  1. EVENTOS ADVERSOS

Os eventos adversos pós vacinação serão notificados e investigados pela Vigilância Epidemiológica Municipal, seguindo orientações do Ministério da Saúde.

 

  1. SEGURANÇA

 Precauções:

- Evitar vacinar pessoas com doença aguda febril (moderada ou grave);

- Infecção por Covid-19 em período prévio; mínimo de 4 semanas após início dos sintomas ou da data do PCR positivo em pessoas assintomáticas;

- Adiar em pacientes com sintomas prolongados e evidência de piora clínica progressiva;

Contraindicações:

- Menores de 18 anos (observar tipos de vacinas);

- Gestantes;

- Reações anafiláticas prévias a vacina COVID-19 ou componente da vacina;

 

  1. LOCAL DA VACINAÇÃO

            As doses serão administradas no centro da cidade, no ginásio Laion Espíndola (Escola Mascarenhas de Moraes), bairro Sanga Funda no ESF I e na comunidade do Novo Curumim no Múltiplo Uso.

 

  1. SISTEMA DE INFORMAÇÃO.

Todas as doses administradas, serão lançadas no Sistema SPNI/PNI em no máximo 72hs.

 

  1. VACINAS CONTRA A COVID-19

 

De acordo com o anúncio oficial, o País, neste momento, conta com 4 vacinas (imunizantes), sendo: 

  • CoronaVac, do Laboratório Sinovac em parceria com o Instituto Butantan
  • AstraZeneca, da Universidade Oxford em parceria com a Fiocruz
  • Pfizer, Biontech
  • Janssen, Cilag farmacêutica LTDA. (Johnson & Johnson)

Existe a possibilidade, com o decorrer do tempo, que o Ministério da Saúde estabeleça parceria com outros laboratórios, considerando que várias vacinas mundo afora contam com aprovação de agências reguladoras de reconhecimento mundial. 

 A escolha das vacinas a serem disponibilizadas para Terra de Areia será responsabilidade do MS e da Secretaria Estadual de Saúde/ RS (SES).

 

  1. CONSERVAÇÃO DOS IMUNIBIOLÓGICOS

 

A Rede de Frio é o sistema utilizado pelo PNI, que tem o objetivo de assegurar que os imunobiológicos disponibilizados no serviço de vacinação sejam mantidos em condições adequadas de transporte, armazenamento e distribuição, permitindo que eles permaneçam com suas características iniciais até o momento da sua administração. Alterações de temperatura (excesso de frio ou calor) podem comprometer a potência imunogênica, o que pode acarretar a redução ou a falta do efeito esperado. Os imunobiológicos, enquanto produtos termolábeis e/ou fotossensíveis, necessitam de armazenamento adequado para que suas características imunogênicas sejam mantidas.

A Rede de Frio refere-se à estrutura técnico-administrativa (normatização, planejamento, avaliação e financiamento) direcionada para a manutenção adequada da Cadeia de Frio. Esta, por sua vez, representa o processo logístico (recebimento, armazenamento, distribuição e transporte) da Rede de Frio.

A rede de frio do município de Terra de Areia é composta de três (3) câmaras de conservação de imunobiológicos, ligada à rede elétrica e com bateria interna com autonomia de 6 horas para casos de queda de energia, além de uma geladeira. Os equipamentos são localizados nas salas de vacinas da ESF II e ESF III, as caixas térmicas de uso diário possuem termômetro de momento, com máxima e mínima, digital com cabo extensor.

 

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS

 

A campanha de vacinação será distribuída em fases e será progressivamente executada. O horário de vacinação será de segunda a sexta-feira, normalmente das 8h:30min – 11h:00min. A ampliação de horários e dias de funcionamento, de forma a acelerar o processo de vacinação e demanda, deverá ser analisada permanentemente, de acordo com a disponibilidade de vacinas.

Com o recebimento das doses e de acordo com os quantitativos a Coordenadoria de Saúde está efetuando o repasse aos municípios, seguindo os critérios dos grupos prioritários e o quantitativo das doses recebidas com as devidas notas técnicas e CIBs determinando para qual grupo está destinado o lote de imunizantes.

As providências descritas nesse plano poderão ser alteradas a qualquer momento, seguindo orientações institucionais ou ajustes nas medidas implementadas em função da evolução desta pandemia.

 

 

 

 

Estas as considerações. 

 

Terra de Areia/RS, julho de 2021. 

 

 

 

   COMITÊ MUNICIPAL DE ATENÇÃO AO COVID-19

 SECRETARIA  MUNICIPAL DE SAÚDE

Carta de Serviços ao Usuário

Documento elaborado por uma organização pública que visa informar aos cidadãos quais os serviços prestado.

Nota Fiscal Eletrônica

Emita suas notas fiscais eletrônicas diretamente por aqui!

IPTU 2022

Geração de guias de pagamento de forma online. Clique para acessar.


topo